A documentação, a ser apresentada nas escolas italianas, precisa estar traduzida e legalizada.
-
Ir ao estabelecimento escolar onde o teu filho estuda ou estudou e solicitar o Histórico Escolar que deverá ter uma, das assinaturas, reconhecida em um cartório no Brasil. Esta assinatura reconhecida pode ser da secretária ou da Direção. Converse com a Escola e explique esta necessidade na hora de realizar o requerimento da documentação. De preferência que a assinatura reconhecida seja da Direção.
-
Ir ao cartório reconhecer a firma da assinatura da Direção no Histórico Escolar. Não pode conter rasuras. (Fique atento e avise ao cartório – Pois em determinado cartório existe o hábito de se colar um pedaço a mais de papel para realizar o reconhecimento da firma) – o documento não pode conter rasuras e nem pedaços de papéis colados.
-
Com os documentos em ordem e reconhecidas as firmas, faça a tradução juramentada do documento.
-
Após a finalização da tradução juramentada leve os documentos novamente ao cartório para desta vez ser realizada a apostila de haia. ( esta é a legalização oficial do documento).
-
Feito isto o seu documento está pronto para ser apresentado nas escolas e Universidades Italianas.
-
A solicitação de documento em nível superior no Brasil segue o mesmo parâmetro. Deve-se legalizar o histórico, o Diploma. E de acordo com cada Universidade na Itália deve-se também ser apresentado o plano dos estudos realizados, o programa de cada disciplina cursada.
Dúvidas: italiadicas@gmail.com