segunda-feira

DEPÓSITO CAUÇÃO OU "CAPARRA"


Quando é realizada uma locação de um imóvel na Itália tu ouves dizer em deposito causionale ou caparra, que nada mais do que um depósito de segurança.

Para não confundir estas duas situações, que aliás são diferentes é importante conhecer um pouco mais sobre o assunto.

O depósito é um determinado valor em dinheiro que deve ser realizado, pelo futuro inquilino, para a agência ou para o proprietário do imóvel a ser locado.

o deposito caução normalmente é devolvido ao inquilino quando da assinatura do contrato ou é abatido no aluguel subsequente.

Enquanto a caparra é uma garantia de segurança, ou seja, é o valor pago no momento da assinatura do contrato como garantia do contrato de locação. Esse montante serve para garantir possíveis danos que o locatário venha a causar ao imóvel locado ou o não pagamento do aluguel.

No final da locação, cumpridas todas as obrigações pelo locatário, o mesmo deve ser devolvido ao locatário. Essa caparra não pode exceder a 3 meses de aluguel do imóvel em questão.

Na Itália a prática padrão é de solicitar 2 meses de caparra, mas se tratando de Brasileiros o comum é mesmo os 3 meses isso quando se consegue fazer a locação. Isto pelas dificuldades existentes.

No final da locação o correto é que seja realizada m inspeção no imóvel locado para averiguar se o mesmo permanece nas condições originárias da locação, excetuando-se os desgastes naturais decorridos pela ação do tempo.

O depósito em síntese deverá ou ao menos seria o correto ser devolvido com juros legais acumulados e especificados no contrato de locação.


Não confundas Caução e Caparra.

Grazie.



Dúvidas: italiadicas@gmail.com